Atividades e dicas para não perder o ritmo no final do ano
Fim de ano chegando, e o que fazer nesta reta final? Parar de treinar, começar atividades do ciclo para o ano seguinte, desencanar de tudo, inclusive dos hábitos saudáveis, continuar com o pé no acelerador?
A grande maioria das pessoas em todo o mundo desacelera neste período do ano, seja pelo período de natal e réveillon com as festas, confraternizações e recessos, pelo forte calor, ou por conta do verão no hemisfério sul, ou pelo forte frio por conta do inverno no hemisfério norte. Mas e a motivação, como fica nesta fase? A desmotivação acaba retardando nossa performance e, em muitos casos, nos tirando do esporte por um tempo, ou definitivamente.
Então, qual a melhor maneira de passar por este período sem parar de treinar mas ainda tirando um pouco o pé para recuperar o corpo, com o objetivo de prepará-lo para enfrentar os treinos e os desafios que vem pela frente? Que dilema, não?
Pensando nisso, separamos algumas dicas pra você não deixar a peteca cair nesse final de ano:
Dicas para não perder o ritmo no fim do ano
- Não perca tempo e defina suas metas e objetivos: Coloque-os no papel e não perca o foco. Alinhe tudo isso com as pessoas ao seu redor e com seus projetos pessoais e profissionais;
- Estabeleça um plano de ação que esteja alinhado com sua rotina, prioridades e hábitos de vida (sono, alimentação, etc.);
- Aproveite esta oportunidade para fazer um checkup médico e avaliações específicas, como uma ergoespirometria;
- Mude sua rotina de treinos, alterando os dias de cada modalidade e explorando locais diferentes;
- Tire a pressão por resultados e reduza a carga de treinamento de maneira regressiva (aos poucos);
- Aproveite para refinar ainda mais sua técnica, aumentando o canal de percepção do movimento, visto que você parou de treinar apenas focado em números e entrega de resultados;
- Evite subir excessivamente o peso neste período, para não sofrer com o início do trabalho, evitar lesões e conseguir evoluir com segurança, aproveitando integralmente os treinos.
Atividades para o verão
Inclua algumas atividades complementares diferentes,como pedal ao ar livre, natação na academia, clube ou águas abertas (com cautela e experiência devida). Trail running, trekking ou qualquer outra modalidade em trilhas e montanhas também são ótimas pedidas. Por fim, frescobol, vôlei, caminhada e diferentes outras atividades na praia ou no campo.
Atividades para o inverno:
Opte por modalidades indoor, como diferentes aulas na academia, pedal em rolo de treinamento com algum desafio e interatividade (ex: Zwift). Além disso, treinos variados na esteira, modalidades combinadas (ex: ciclismo e corrida), circuitos com diversos estímulos, natação em piscina, e outras opções são muito recomendados.
Dicas repassadas, agora é sua vez!
Se você perdeu o prazer pelos treinos, é hora de resgatá-lo de uma vez por todas, aproveitando este período sem pressão por resultados e por sua próxima meta estar distante. Não deixe para depois, pois neste caso, talvez você não tenha tempo suficiente para se preparar da melhor maneira possível para seus próximos grandes desafios.
Bora pra cima, galera!