Preparação Geral ou Base – Periodização

Dentro de uma periodização, a Preparação Geral ou Período de Base, é o alicerce para tudo aquilo que iremos construir a diante. Portanto, quanto maior for seu objetivo, com toda certeza, mais bem executado deverá ser esse período.

Com base em seus objetivos, podemos dividir em três grandes pilares: Objetivos Fisiológicos, Objetivos Técnicos e Objetivos Estruturais.

OBJETIVOS FISIOLÓGICOS 

O principal foco aqui, é o aumento da capacidade aeróbica do sistema cardiorrespiratório. A grosso modo, podemos dizer que é fazer o nosso corpo suportar mais tempo em atividade física de maneira mais eficiente. Também devemos treinar em zonas de treino mais baixas, buscando uma FC menor e estável para um mesmo ritmo. Por fim, uma percepção de esforço mais agradável, assim, priorizando os estímulos de baixa à média intensidade e subindo gradativamente o volume deles.

OBJETIVOS TÉCNICOS 

Este é o momento de investir nos educativos simples, de baixa intensidade e coordenativos. Também é o momento de você realizar qualquer ajuste técnico necessário, seja aumento de cadência, amplitude de passada, mecânica de corrida, entre outros. Isso porque, com os treinos em menores intensidades, a adaptação estrutural fica mais segura, além de ser o período mais propício em focar na técnica. Assim, damos oportunidade a uma melhor assimilação do gesto motor desejado. 

OBJETIVOS ESTRUTURAIS 

O que sustenta nosso corpo é o sistema osteomioarticular e este também precisa ser desenvolvido. Para isso, teremos os treinos de força específica, como os treinos de subidas e elevações, estimulando a nossa mecânica a se tornar mais forte e eficiente. Com a execução desses treinos, aumentamos a intensidade sem aumentar o impacto articular, em contrapartida desenvolvemos uma melhora na eficiência mecânica de nossa corrida, além de fortalecer estruturas importantíssimas como ligamentos, tendões e musculaturas.  

Aqui também entram os treinos de suporte, momento em que investimos nos treinos de resistência de força e força máxima (musculação, funcional, como queira chamar) utilizando o corpo todo, uma preparação física geral (como o próprio período se chama), redobrando atenção na técnica de movimento e progressão de cargas. 

Outro fator importante, é atentar se a sua composição corporal está como desejada, pois, caso esteja com alguns quilos extras, esta é a melhor hora de reduzir, e como estamos fora da época de competições, qualquer queda de performance, não será significativa. 

Sabendo desses objetivos agora, capriche nesses treinos ao longo das semanas, curta seus treinos de rodagem em intensidades mais baixas, fique atento a sua técnica, se empenhe como nunca em seus treinos de força, vença as subidas, desenvolva ao máximo sua consciência corporal nos educativos e fique preparado para a próxima etapa da sua periodização. 

Posts Similares