Training Peaks: Quais informações podemos absorver?
Os dados do Training Peaks são informações que sempre confundem quem está iniciando no uso do aplicativo. Porém, após entendê-los, você verá como ficará mais fácil monitorar toda sua evolução.
IF – FATOR DE INTENSIDADE
É a porcentagem atribuída a intensidade do seu treino. Utiliza-se de um limiar como 100% (1,0), ou seja, é um dado muito importante para sabermos se você treinou na intensidade correta.
TSS – SCORE DE ESTRESSE
O TSS é uma pontuação criada para determinar o estresse gerado por cada treino, em que 1 hora em IF=1,0 representa TSS=100 pontos.
CTL – FITNESS ou APTIDÃO
Utilizando os seus últimos 42 dias de treino para o cálculo, o FITNESS apresenta sua evolução com base na sua carga de treinamento. Portanto, é capaz de identificar sua aptidão para enfrentar os desafios escolhidos.
ATL – FADIGA
Utilizando os seus últimos 7 dias de treino para o cálculo, a FADIGA apresenta a carga aguda que atinge o corpo. Desta forma, esses dados são importantes para o treinador controlar os períodos e dias regenerativos durante o seu treinamento.
TSB – FORM ou PERFORMANCE
Esta métrica do Training Peaks é uma forma de identificar se o atleta está preparado para competir. Por isso a PERFORMANCE é a relação entre FITNESS e FADIGA. Ou seja, para desempenhar numa competição, é necessário estar descansado e treinado.
Dependendo da categoria de sua prova, A, B ou C, o treinador irá preparar seu polimento para que a fadiga diminua e “mantendo” seu nível de aptidão, assim, sua performance aumentará, estando preparado para competir.
Será comum ver este dado abaixo de 0 durante seu treinamento, não se assuste, é ideal mantermos abaixo de -10 para o treinamento. O importante é que nas suas provas de categoria C, este valor fique próximo de 0, em provas B, pouco acima de 0, e em provas A, acima de 15.