Zonas de treinamento: o que são e para que servem?
Para podermos treinar, precisamos executar o movimento por um certo tempo e em uma determinada intensidade, mas como dividimos a intensidade? E mais importante: como isso se relaciona com as Zonas de Treinamento.
No começo, podemos pensar em forte e fraco, algo simples de identificar. Com o passar do tempo, vamos ganhando experiência e entendendo melhor nosso corpo, sendo capaz de perceber mais níveis de intensidade (Muito leve, leve, moderado, forte e muito forte).
Ou seja: as Zonas de Treinamento são a junção dessas 5 divisões com algumas mudanças fisiológicas do nosso corpo. Essas zonas ajudam a entender como e quando ajustar a intensidade do treino para maximizar os benefícios, promover a recuperação adequada e alcançar objetivos específicos de condicionamento físico.
A compreensão da divisão da intensidade e a aplicação das Zonas de Treinamento são fundamentais para quem busca melhorar seu condicionamento físico. Adaptação da intensidade do treino às necessidades individuais permite otimizar os resultados e alcançar objetivos de fitness de maneira mais eficaz e segura.
Este conhecimento não apenas beneficia atletas de alto rendimento, mas também é valioso para entusiastas do fitness em todos os níveis, permitindo uma abordagem mais informada e personalizada ao treinamento. Portanto, a compreensão desses conceitos é um passo crucial em sua jornada de fitness.
Caso você não saiba como usá-las, você pode utilizar essa adaptação feita pela Lobo Assessoria Esportiva.